Autora: Cássia Ravena Mulin de Assis Medel
Um bom didata, tem no seu ânimo, fonte de motivação para todos...
Os professores estão sempre se perguntando sobre o que devem fazer para que os alunos realmente aprendam. Segundo o dicionário Silveira Bueno, motivação quer dizer exposição de motivos ou causas; animação; entusiasmo. Através dessas definições, pode-se constatar que estar motivado é estar animado, entusiasmado. Para isso, é necessário ter motivos para se chegar a esse estado.
Qualquer coisa que se faça na vida, é necessário primeiro a vontade de realizá-la, senão nada acontece. Isso também ocorre na educação. Educação requer Ação e como resultado dessa ação, há o APRENDIZADO. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de aprender. O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Como por exemplo:
. Dar tratamento igual a todos os alunos;
. Aproveitar as vivências que o aluno já tem e traz para a escola no momento de montar o currículo, incluir temas que tenham relação, isto é, estejam ligados à realidade do aluno, a sua história de vida, respeitando a sua vida social, familiar;
. Mostrar-se disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor;
. Ser paciente e compreensivo com o aluno;
. Procurar elevar a auto-estima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;
. Utilizar métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras;
. Mostrar-se aberto e afetivo para e com o aluno;
. “Acolher” realmente o aluno;
. Dar carinho e limites na medida certa e no momento adequado;
. Manter sempre um bom relacionamento com o aluno, e consequentemente, um clima de harmonia;
. Fazer de cada aula um momento de real reflexão;
. Ter expectativas positivas acerca do aluno;
. Saber ouvir o aluno;
. Não ridicularizá-lo jamais;
. Amar muito o que faz, a sua profissão de professor;
. Mostrar para o aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;
. Perceber que ele, o professor, pode fazer a DIFERENÇA, para o aluno;
. O professor deve ensinar o aluno a ser ético e crítico, mostrando a ele que a crítica é boa , desde que feita de maneira adequada e que a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano, em qualquer ambiente: Familiar, Social, Escolar, entre outros.
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2 comentários:
Olá, boa noite.
Estou aderindo ao seu blog porque gostei do "layout" e das matérias postadas, todas pertinentes à matéria de didática do ensino superior. Epero que continue atualizando o blog com conteúdo afeto à educação.
Um grande abraço.
Olá, Luziana.
Estou acompanhando o seu blog porque achei muito interessante o contexto do texto "Motivação na Aprendizagem".
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